Um Olhar sobre o
Cárcere

Um pouco sobre o ensaio

Um projeto que nasceu do desejo de mostrar a realidade nos presídios de Minas Gerais. Um projeto que garantiu o primeiro lugar no Concurso de Ocupações Artísticas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no ano de 2019 e exposto na Galeria de Arte daquela instituição. O projeto recebeu diversos convites e foi exposto nas galerias do Instituto Kroton, Ministério Público de Minas Gerais e Defensoria Pública de Minas Gerais.

Foi exposto na Galeria de Arte.

 

A vida no interior do cárcere sempre foi assunto pouco debatido e menos ainda exposto pelas lentes de uma câmera fotográfica. A curiosidade sobre o local que poucos tem acesso e muitos sequer querem entrar sempre permeou o imaginário do cidadão. Sem qualquer sobra de dúvidas, o cárcere brasileiro é uma sociedade paralela ao mundo real como o conhecemos; um local com regras próprias em que a sobrevivência é a lei principal.

 

Este projeto documental é um convite à reflexão do momento em que se encontra a sociedade brasileira, carente de investimentos públicos e egoísta em seus propósitos pessoais individuais. Se dentro do cárcere a vida se mostra, obrigatoriamente, estagnada, do lado de fora é visível a ausência de altruísmo e a abnegação necessária para se construir uma sociedade melhor.

Categoria
Autorais